sábado, 26 de novembro de 2011

Rotina de um Assistant Cabin Steward

A vida de assistente é bastante puxada, eu mesma não tinha nem noção de quantas responsabilidades esse cargo tinha, antes procurei na net alguém que explicasse direitinho e nunca encontrei, então, para as pessoas que vem nessa posição, vou explicar um pouco da rotina.
Todos os dias de manhã devemos pegar o troller (carrinho para colocar as toalhas e lençóis) no nosso locker, que fica próximo da nossa sessão e descer pra laundry (lavanderia). Subimos para nossa sessão, tiramos o outro carro que ficam as toalhas dobradas, papel higiênico, lixo e etc do locker e colocamos no corredor. É bom deixar tudo preparado, sacos de lixo separados, dobrar todas as toalhas, pegar papel se tiver faltando, clinex e descer para tomar café. Após o café, subimos para sessão,tiramos o vacum do locker e o carry-carry (um negocinho que se coloca três frascos de químicos específicos, as toalhinhas, escovas, esponja e luvas para limpeza do banheiro) e começamos a trabalhar. Essa rotina segue pela manhã e pela tarde do mesmo jeito e podemos começar antes do camareiro se ele assim “deixar”.
Nos dias de troca de lençol, que geralmente é feita pela manhã, devemos pegar os lençóis na noite anterior quando formos pegar as toalhas para a noite... devo informar que essa “pega” de lençol costuma ter uma fila porque os lençóis são contados (existe muita máfia querendo eles) e eles dão exatamente a quantidade de quartos que embarcam. Por exemplo, estamos em um cruzeiro de 8 dias, meus passageiros embarcam em Veneza e em Bari, então eu tenho dois dias de troca de lençol, uma quantidade X de troca em um dia relacionado aos passageiros que embarcaram em Veneza e uma quantidade Y pra troca relacionado aos passageiros de Bari, dá pra entender¿ Hehehehe...
Existem dois dias de lavagem de balcony (varanda). Praticamente todas as sessões tem balcony e lavá-los duas vezes em cruzeiro de 8 dias é dose viu! Mas é fácil, o assistente tem que pegar rodo, vassoura e um rodinho de mão. O camareiro joga agua no vidro da varanda e na porta de vidro e temos que limpar com o rodinho de mão tirando a agua. Depois de feito em todas as balconys, puxamos com rodo todo o excesso de agua que o camareiro deixou quando foi puxando com a vassoura pro ralo, depois colocamos todos os tampões do chão que corre a agua pra entrar no ralo. E só. Só é ruim quando ta calor demais ou quando tá frio demais...ui!
Toalha é sempre um problema. Eles dão uma quantidade exata pra cada um e tem gente que faz estoque dentro do locker, o que é errado, sempre há inspeções nos lockers e quem tiver muito estoque leva warning... é fogo porque sempre falta na sessão quando as pessoas resolvem sujar demais as toalhas, ai pela noite temos que descer na laundry e repor, pela manha quando terminamos é melhor porque você pode deixar uma listinha com os quartos que faltaram pra quem está de “standy by” repor. Eu sempre faço umas escolhas, tipo, entro num banheiro e a toalha não está tao suja ou molhada eu não troco...pq sempre é bom sobrare não faltar...entao eu fico escolhendo as que eu troco ou não! Kkkkkkk Que horror..mas vc vai aprendendo os macetes com o dia a dia...
Em dias de embarque de passageiros, nós temos que revezar com as camareiras pra ficar na fila de embarque pra levar os passageiros até a cabine. Esses são os piores dias porque você aprontou todas suas cabines bem limpas e mal almoça e já tem que ta arrumada com o uniforme da noite, de luva e maquiada pra ficar na entrada do navio recepcionando os passageiros por umas 3 horas, ou seja, sem descanso...quando termina já tá na hora de pegar toalha pra noite e começar a trabalhar de novo..é difícil, mas as vezes termina antes e da pra descansar um pouquinho.
Dentro do banheiro temos que limpar os espelhos, trocar as toalhas, limpar a torneira, jogar fora o lixo, limpar a privada e dar uma olhada se dentro do box ta sujo, trocar papel higiênico... em dias de deep clean, temos que escovar dentro do box, atrás do vaso sanitário, limpar os armários e lavar uns copos horrorosos que tem dentro do banheiro...
No mais, acho que é só isso...é um trabalho cansativo, mas sabe que to curtindo¿
Espero que vocês agora entendam um pouco do que eu faço e qualquer duvida, so me perguntar. Lembrando que essa rotina é dos assistant cabin da MSC.

3 comentários:

Gisselle.... disse...

muito bom amiga.... te adoro minha cangaaa...

Lucy Santos disse...

Camila, essa rotina que você descreveu tirando a parte de ir até a laundry e pegar linen e toalhas, é a rotina de um 'camareiro' na Disney, nós temos que fazer tudo, fora que lá os ''lockers'' não são perto da estação, e não foram construidos adequadamente, trabalhar na Disney e horrível, de todas as Cias que eu já passei, essa foi a pior.

Anônimo disse...

Olá Camila, tudo bem? Vou trabalhar como assistente na msc, meu primeiro contrato. Vc pode me dizer qual é o salario mais real, pq eles falaram pra mim que é aproximadamente 1000 dolares. Posso ganhar gorjetas? Obrigada!

Postar um comentário